terça-feira, 24 de junho de 2014

Introdução ao Cristianismo Ortodoxo para Brasileiros


Por conta dos ventos da história, o Cristianismo Ortodoxo (ou Ortodoxia) não é familiar à maioria dos brasileiros, apesar de que a comunidade dos cristãos ortodoxos exista há quase 2000 anos.

A presença no Brasil existe há mais de um século, através de imigrantes árabes, ucranianos, russos e gregos, que trouxeram na bagagem sua preciosa fé e aqui estabeleceram templos e igrejas.

Mas o que significa Cristianismo Ortodoxo? É a vida espiritual da Igreja Ortodoxa, inseparável desta mesma comunidade, ou seja, seu modo de viver, crer, rezar, agir, sentir.  Ortodoxia vem do grego “ορθός” (correcto) e “δόξα” (louvor, crença, glória). Ortodoxia é a forma de “glorificar corretamente”.

A Igreja Ortodoxa é aquela mesma comunidade dos primeiros cristãos, que tiveram um contato direto e pessoal com os Apóstolos e o próprio Cristo. Os ensinamentos e vida de Jesus Cristo foram transmitidos até os nossos dias pelos sucessores destes apóstolos. Nos tempos primitivos do cristianismo, por várias vezes falsos ensinamentos dividiram os fieis. Em busca de garantir a pureza do que foi confiado por Jesus, surgiu o termo Igreja Ortodoxa.

O objetivo essencial da fé cristã ortodoxa é a salvação (Terapia) e divinização (Theosis) de todo ser humano, através da experiência e participação na vida da Igreja, seus mistérios e ensinamentos, e consequentemente, na vida de Jesus Cristo. Ele morreu na cruz, mas também ressuscitou dos mortos. Esta ressurreição é o cerne de toda a fé ortodoxa: a vida que triunfa sobre a morte e a alegria de poder participar desta vida.

A Igreja Ortodoxa entende que a raiz de todos os problemas humanos e sociais está num coração corrompido pelas paixões e orgulho. Um homem que não consegue lutar contra si mesmo jamais poderá experimentar verdadeira vida, ele apenas existe como fruto de seus impulsos e não como uma personalidade única e virtuosa. Ser, para além de existir, é uma das consequências de uma vida cristã ortodoxa intensa.

Historicamente, a Igreja Ortodoxa é a mais antiga de todas as igrejas cristãs: católicas ou protestantes/evangélicas. De forma mais exata, todas as comunidades cristãs existentes na atualidade podem traçar suas origens de alguma forma na Igreja Ortodoxa. O Novo Testamento, escrito todo em grego, cita cidades e comunidades cristãs que existem até hoje, e são ortodoxas. Foi a Igreja Ortodoxa quem possibilitou ao mundo o cânon da Bíblia.

Atualmente, o Cristianismo Ortodoxo é fé primordial em países do Leste Europeu e Oriente Médio, além de ter grandes comunidades pela América do Norte, Europa Ocidental, África, Ásia e Austrália. Há até mesmo uma igreja na Antártida, como também comunidades no Brasil.

Aos brasileiros que de alguma forma gostariam de conhecer melhor e se aproximar deste mundo que soa tão familiar e desconhecido ao mesmo tempo, fica o convite do Evangelho: "Vem e vê!" (João 1:46).

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Carta da primeira Missionária Ortodoxa de Taiwan, Pelagia Yu, para o povo grego


Eu sou chinesa, nascida em Taiwan e meu nome de batismo é Pelagia. Eu era uma cristã protestante, e levaram cinco anos para me tornar ortodoxa. Gosto de ler a Bíblia Sagrada e ter todas as suas publicações em língua chinesa.


Eu visitei a Grécia e descobri que é um país verdadeiramente único. Ao viajar em seu país, mesmo antes de eu chegar, no avião, vi quão diferentes em temperamento o povo grego é, como alegremente conversavam uns com os outros, como eles riam e como eles aplaudiram o piloto após o pouso, algo inédito para nós asiáticos, que são mais conservadores e não exibem facilmente emoção. Eu aprendi depois desta experiência que a expressão da liberdade exige paixão e vivacidade.


Na Grécia, visitei muitas igrejas, participei na Divina Liturgia, e quando recebi a Sagrada Comunhão, reduzi-me às lágrimas, embora eu não entendia a língua grega, porque a fé ortodoxa é a mesma, não importa o idioma.


Eu teria gostado de ter nascido grega, ter nascido Ortodoxa, ter recebido a Sagrada Comunhão e venerado santos ícones, dos meus anos de infância até a minha morte.

Eu choro por mim e meus compatriotas, porque em vez da Sagrada Comunhão, bebemos e comemos alimentos sacrificados aos ídolos.

Eu teria gostado de ter nascido grega, para que meus ouvidos pudessem ter sido preenchidos com hinos sagrados.

Eu choro por mim e meus compatriotas, cujos ouvidos estão cheios com o barulho de sutras e os gritos de quem adora aos ídolos.


Eu teria gostado de ter nascido grega, para que eu pudesse sentir o aroma doce do incenso.


Eu choro por mim e meus compatriotas, que são constantemente agredidos pelo cheiro forte da fumaça elevando-se dos sacrifícios oferecidos aos ídolos.

Eu teria gostado de ter nascido grega, de modo que minhas mãos pudessem ter tocado os ícones sagrados, as relíquias sagradas dos Santos e ter sido preenchidos com o amor de Cristo.


Eu choro por mim e meus compatriotas, cujas mãos tocam os ídolos e as coisas sacrificadas a eles, mas que na realidade estão se apegando a nada.

Eu teria gostado de ter nascido grega, para que eu pudesse acender velas para Cristo - não como aqui, onde nós queimamos dinheiro como oferenda aos espíritos.

Eu estava procurando a Verdade, usando mais de 30 diferentes publicações da Bíblia Sagrada, que, infelizmente, estavam todos cheios de erros (traduzido por não-ortodoxos).

Eu teria gostado de ter nascido grega, para que eu pudesse ler a Bíblia em sua forma original!


Eu choro por mim e meus compatriotas, porque, apesar de ter os olhos, estamos cegos.


Eu teria gostado de ter nascido grega, para que eu pudesse ser capaz de ver a graça de Deus ao meu redor.


Eu choro por mim e meus compatriotas, que estão cercados por templos dedicados aos deuses falsos.


Sim, eu sou ortodoxa, mas vivo em Taiwan, eu tenho oportunidades muito limitadas para experimentar o modo de vida cristão ortodoxo.


Eu choro por mim, porque eu não tenho a capacidade de mostrar aos meus compatriotas a grandeza de nossa fé. As pessoas aqui querem ver sinais e milagres.

Eu choro por mim e meus compatriotas, porque não temos o dom de ouvir e ver tantos milagres, tantas santas palavras que vocês já viram e ouviram há mais de 2000 anos, na Grécia, e que vocês ainda veem. 


Taiwan não é um país ortodoxo, nossos dias de festa e dias santos não se parecem com todos os seus.


Estou desapontado porque, na Grécia, embora vocês tenham tantas belas montanhas, vocês não cuidam delas, vocês as queimam. No entanto, eu estou espantada por que praticamente todas as montanhas na Grécia tem pelo menos um mosteiro. Temos montanhas repletas de templos budistas e mosteiros.
Eu teria gostado de ter nascido grega, para que eu pudesse ir e orar em um mosteiro ortodoxo facilmente.
Eu choro por mim e meus compatriotas. 


Pela primeira vez, visitei um mosteiro ortodoxo dedicada a São João, o Precursor, em Pelion. Eu viajei para a Grécia de Taiwan - 16 horas no avião - algumas horas no trem para Larisa e outra hora com o carro do mosteiro, que foi conduzido por uma das freiras.


Eu vi as ruínas dos mosteiros, vi tantos outros lugares na Grécia, que foram abandonados e meu coração sangrou. Em Taiwan, não temos uma riqueza de artefatos arqueológicos, santos e lugares bonitos, mas você não os apreciam.


Eu choro porque não temos belos ícones. Eu choro porque eu sinto que Cristo está fraco e nu aqui.


Gregos, vocês pensam que são pobres, devido à crise econômica que vocês estão passando, mas vocês não sabem quão verdadeiramente ricos vocês são.


Taiwan é um país com uma enorme quantidade de progresso material e desenvolvimento, e ainda permanece na escuridão de Satanás, e nossa vida espiritual está vazia.


Na Grécia, eu vi um monte de gente, especialmente aos domingos, bebendo e comemorando e não indo à igreja. Mas aqui em Taiwan nossos concidadãos, principalmente jovens, mesmo que quisessem, é impossível ir à igreja, porque a única igreja ortodoxa em todo o país é uma pequena sala no 4 º andar de um prédio enorme na arredores de Taipei. Muitas vezes, as pessoas não podem se encaixar dentro da igreja e ficam de fora por toda a duração dos serviços.


Meus irmãos e irmãs na Grécia, mesmo que eu esteja espiritualmente deficiente, eu ainda tenho minhas pernas ativas, de modo que eu possa me ajoelhar diante de vocês e implorar.


Eu rezo para que vocês me considerem como o pobre Lázaro, de modo que vocês possam lançar-me algumas migalhas dos tesouros espirituais que vocês tem, dos dons que vocês dão a suas igrejas, das igrejinhas pequenas que vocês constroem em todos os cantos de sua terra natal.


Nosso rebanho ortodoxo em Taiwan, como vocês sabem, é pequeno - menos de 100 pessoas. Nós não somos ricos. Nós não temos meios para comprar um lugar decente na cidade que seja capaz de satisfazer as nossas necessidades de catecismo, adoração e ensino. 

Fr. Ionas realiza aulas em uma base regular, voltado principalmente para os jovens de nossa cidade e, claro, aberto a quem quiser vir conhecer-nos em pessoa, aquelas pessoas que até agora só tenham tido a oportunidade de ver a Igreja Ortodoxa em Taiwan através da Internet.


Nós não pedimos para ajuda para construir uma igreja ortodoxa aqui. Custaria milhões. Por favor, ajude-nos a comprar um lugar maior no centro da cidade, que irá converter-se em uma igreja, para o bem de nossa nação, nossos irmãos e irmãs, que nunca tiveram a oportunidade de ouvir falar sobre e conhecer nosso Cristo. 

Nós somos um país de 23 milhões de pessoas! E ainda temos necessidade de sua ajuda.


Meus irmãos e irmãs em Cristo, se houver necessidade, eu vou fazer o que estiver em meu poder para retribuir um pouco do seu amor. Vou fazer o que for necessário com todo meu coração por toda a minha vida.

Eu agradeço. Perdoem-me.

- Pelagia Yu

+ + +

Fonte: http://www.johnsanidopoulos.com/2011/05/taiwanese-orthodox-missionarys-letter.html
Tradução: Hosana Machado