terça-feira, 24 de junho de 2014

Introdução ao Cristianismo Ortodoxo para Brasileiros


Por conta dos ventos da história, o Cristianismo Ortodoxo (ou Ortodoxia) não é familiar à maioria dos brasileiros, apesar de que a comunidade dos cristãos ortodoxos exista há quase 2000 anos.

A presença no Brasil existe há mais de um século, através de imigrantes árabes, ucranianos, russos e gregos, que trouxeram na bagagem sua preciosa fé e aqui estabeleceram templos e igrejas.

Mas o que significa Cristianismo Ortodoxo? É a vida espiritual da Igreja Ortodoxa, inseparável desta mesma comunidade, ou seja, seu modo de viver, crer, rezar, agir, sentir.  Ortodoxia vem do grego “ορθός” (correcto) e “δόξα” (louvor, crença, glória). Ortodoxia é a forma de “glorificar corretamente”.

A Igreja Ortodoxa é aquela mesma comunidade dos primeiros cristãos, que tiveram um contato direto e pessoal com os Apóstolos e o próprio Cristo. Os ensinamentos e vida de Jesus Cristo foram transmitidos até os nossos dias pelos sucessores destes apóstolos. Nos tempos primitivos do cristianismo, por várias vezes falsos ensinamentos dividiram os fieis. Em busca de garantir a pureza do que foi confiado por Jesus, surgiu o termo Igreja Ortodoxa.

O objetivo essencial da fé cristã ortodoxa é a salvação (Terapia) e divinização (Theosis) de todo ser humano, através da experiência e participação na vida da Igreja, seus mistérios e ensinamentos, e consequentemente, na vida de Jesus Cristo. Ele morreu na cruz, mas também ressuscitou dos mortos. Esta ressurreição é o cerne de toda a fé ortodoxa: a vida que triunfa sobre a morte e a alegria de poder participar desta vida.

A Igreja Ortodoxa entende que a raiz de todos os problemas humanos e sociais está num coração corrompido pelas paixões e orgulho. Um homem que não consegue lutar contra si mesmo jamais poderá experimentar verdadeira vida, ele apenas existe como fruto de seus impulsos e não como uma personalidade única e virtuosa. Ser, para além de existir, é uma das consequências de uma vida cristã ortodoxa intensa.

Historicamente, a Igreja Ortodoxa é a mais antiga de todas as igrejas cristãs: católicas ou protestantes/evangélicas. De forma mais exata, todas as comunidades cristãs existentes na atualidade podem traçar suas origens de alguma forma na Igreja Ortodoxa. O Novo Testamento, escrito todo em grego, cita cidades e comunidades cristãs que existem até hoje, e são ortodoxas. Foi a Igreja Ortodoxa quem possibilitou ao mundo o cânon da Bíblia.

Atualmente, o Cristianismo Ortodoxo é fé primordial em países do Leste Europeu e Oriente Médio, além de ter grandes comunidades pela América do Norte, Europa Ocidental, África, Ásia e Austrália. Há até mesmo uma igreja na Antártida, como também comunidades no Brasil.

Aos brasileiros que de alguma forma gostariam de conhecer melhor e se aproximar deste mundo que soa tão familiar e desconhecido ao mesmo tempo, fica o convite do Evangelho: "Vem e vê!" (João 1:46).

Nenhum comentário:

Postar um comentário