quinta-feira, 26 de setembro de 2013

"Não estamos traindo a Ortodoxia, não somos ecumenistas!" - declara Patriarca Bartolomeu


O Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I, respondeu aqueles que criticam o Patriarcado por conta do diálogo ecumênico.

Em conversa com o Patriarca da Bulgária, Neófito, que estava realizando uma pacífica visita ao Patriarca Ecumênico, Bartolomeu disse entre outras coisas que não está traindo a Ortodoxia ou apoiando conceitos do movimento ecumênico.

"Através desta estratégia (diálogo ecumênico) não estamos traindo a Ortodoxia, como criticaram, muito menos apoiamos os conceitos ecumenistas, mas proclamamos aos heterodoxos toda a verdade da Ortodoxia.", respondeu claramente.

O Patriarca Ecumênico fez estensivas referências as reações que existem por conta do diálogo existentes nos países de tradição ortodoxa como Bulgária, explicando que este diálogo é uma tentativa de compreensão mútua e exposição "para os heterodoxos da fé ortodoxa".

"Não queremos, como dizem alguns, criar um sincretismo de crenças. Isto é, não estamos participando do diálogo ecumênico para gerar uma confissão cristã sincrética, mas sim uma simples colaboração social por parte dos Cristãos Ortodoxos com aqueles que invocam o Nome de Cristo", disse Bartolomeu.

Ele complementou que: "Naturalmente, nós não tememos, enquanto Ortodoxos (que somos), e que temos a plenitude da fé cristã, sermos afetados por visões dos nossos irmãos heterodoxos em assuntos doutrinais.".


20 de Setembro de 2013

Um comentário: