quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Por que rezamos voltados ao Leste?


Por quê Cristãos Ortodoxos rezam voltados ao Leste e as Igrejas Ortodoxas são construídas tradicionalmente nesta direção? É um mero costume ou tem fundamento bíblico e patrístico?

Primeiramente e mais importante: a Bíblia não nos dá uma lista de respostas para todas nossas perguntas nem uma lista de regras ou costumes, mas oferece muitas coisas que nos orientam, quais foram explicadas e clareadas pelos Pais da Igreja.

Rezar voltado ao Leste, por exemplo, tem muita base bíblica. Leste (Oriente) é a única direção com algum significado em toda a Escritura Sagrada. Alguns versículos podem nos ajudar a compreender seu caráter místico e teológico.

- Da Bíblia Sagrada:

Então me levou à porta, à porta que olha para o caminho do oriente. E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória. (Ezequiel 43:1-2)

E a glória do Senhor entrou na casa pelo caminho da porta, cuja face está para o lado do oriente. (Ezequiel 43:4)

E os querubins alçaram as suas asas, e se elevaram da terra aos meus olhos, quando saíram; e as rodas os acompanhavam; e cada um parou à entrada da porta oriental da casa do Senhor; e a glória do Deus de Israel estava em cima, sobre eles. (Ezequiel 10:19)

Então me fez voltar para o caminho da porta exterior do santuário, que olha para o oriente, a qual estava fechada. E disse-me o Senhor: Esta porta permanecerá fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o Senhor, o Deus de Israel entrou por ela; por isso permanecerá fechada. (Ezequiel 44:1-2)

Quem suscitou do oriente o justo e o chamou para o seu pé? Quem deu as nações à sua face e o fez dominar sobre reis? (Isaías 41:2)

Que chamo a ave de rapina desde o oriente, e de uma terra remota o homem do meu conselho; porque assim o disse, e assim o farei vir; eu o formei, e também o farei. (Isaías 46:11)

Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem. (Mateus 24:27)

E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida. (Gênesis 3:24)

E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. (Gênesis 2:8)

São João Damasceno complementa: Enquanto aguardamos a vinda do Senhor, "nós O adoramos voltados ao Oriente".

Um comentário:

  1. O templo de Deus construido por salomao foi do modelo do santuario feito por moises. Deus mandou que fosse feito com a entrada da porta do átrio e do santuario voltadas para o Oriente(leste)Ex.27:9-19/Ex40:16-33/Ez43:4, entrando para o ocidente (oeste).Todo aquele que oferecia sacrifios, ofertas ou adorava no Templo estava diante do lugar Santo e santissimo(ocidente). Deus estabeleceu assim para mostrar ao mundo o contraste com o povo pagao que adoravam voltados para o Oriente adorando o sol. Daniel na Babilonia orava tres vezes ao dia com as janelas voltadas para Jerusalém.(Dn 6:10) no qual a antiga Babilônia ficava no Iraque hoje e Jerusalem a oeste(ocidente).Também Deus diz a Ezequiel que e' uma abominação os homens adorarem voltados para o Oriente.(Ez.8:15-16) Quando Deus estabeleceu o Jardim do Eden no Oriente era o fato que o nascente do Sol e' o começo da humanidade e fazia seu paralelo deste modo e que onde ja estavam olhariam ali o lado ocidente.Assim também Jesus disse em Mt24:27 que sua vinda seria como um relâmpago que sai do Oriente e se mostra até o ocidente nos lembra o início e o fim, que é Jesus, e o santuariario de sua entrada do Oriente até o Ocidente no lugar Santo e santissimo que também e' Jesus Representado.

    ResponderExcluir