sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Homilia para o dia da Dormição da Mãe de Deus



Epístola: Filipenses 2:5-11
Evangelho: São Lucas 10:38-42, 11:27-28

“...Mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática” (Lucas 11,28)

Queridos irmãos, nesta semana comemoramos o dia em que a Virgem Maria adormeceu no Senhor. Sua alma nasceu em Cristo e foi transladada aos céus. No evangelho, Jesus Cristo comenta sobre duas atitudes diferentes perante a presença Dele, uma de Maria e outra de Marta. Maria escutava a palavra Dele e Marta andava atarefada com muito serviço, e Marta chamou a atenção de Jesus para que Maria lhe ajudasse.

Jesus lhe respondeu: “Maria está fazendo o que tem que fazer, isto significa que esta fazendo o essencial, que era escutar a Palavra de Jesus”.

Ao termino do evangelho Jesus diz: “Felizes são os que ouvem a palavra de Deus e as põe em prática.” Jesus vai alem da meditação e admiração. Ele avança as suas ações.

O que nos deixa essa mensagem do evangelho? Em nossa realidade vamos encontrar pessoas que meditam, pessoas que gostam de aprofundar na teoria e aos ensinamentos de Jesus, outros gostam do trabalho social, outros de trabalhos políticos e outros de trabalhos culturais etc. Jesus nos ensina a valorizar o trabalho de cada um, Ele não castigou Marta. E sim disse que Marta estava fazendo o que tinha que fazer.

Assim na Igreja, em nossa comunidade, vamos ter pessoas como Maria e Marta, uma complementando a outra, porem as duas servindo o mesmo Senhor. Uma se dedicando a meditação e outra a ação.

E na vida diária todos os dias apresentam opções e em cada eleição devemos distinguir o que é essencial e qual a sua importância. O essencial não se pode deixar de fazer, o importante às vezes sim. Nosso objetivo é encontrar esse equilíbrio.

Hoje, a mãe de Deus em sua dormição, e segundo a tradição reunida com todos os Apóstolos ao seu redor. No ícone da dormição, vemos sua alma que renasce. Ela que é o modelo da Igreja, de como dizer sim ao Senhor. Disposta a deixar tudo e ver seu próprio Filho morto na cruz, para salvar os demais.

Assim hoje, Ele nos reuni e nos convida para segui seu exemplo e ter o coração de Maria dispostos a amar a todos, aceitando-os como são incondicionalmente, por que esse é o verdadeiro amor, aceitar o próximo como é.

Maria é conhecida como a nova Eva, por que com a antiga Eva entrou o pecado e pela nova Eva vem a Salvação.

Que a nova Eva, a Mãe de Deus, seja nossa guia e consolo de nossas almas, para que encontremos a salvação em Jesus Cristo. Amém!

- Homilia de Padre Rafael Magul, 
pároco da Igreja Ortodoxa São Nicolau, Goiânia (GO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário